Os produtos de limpeza concentrados consolidam-se no
portfólio das gigantes do setor e começam a cair no gosto dos
consumidores preocupados em reduzir os impactos ambientais e também
economizar
Você compra um produto de limpeza
concentrado, paga mais barato por ele com o mesmo rendimento de um
convencional, economiza espaço e ainda ajuda a preservar o meio
ambiente. São só vantagens, mas por que eles ainda não dominam o
mercado? A verdade é que os consumidores ainda têm certa resistência,
os varejistas ainda não estão convencidos e somente agora as grandes
empresas do setor estão apostando nessa ideia.
Um bom indicador de que os
concentrados têm tudo para emplacar no mundo todo, já que representam
uma escolha mais verde, é que a SC Johnson anunciou em julho o lançamento
nos Estados Unidos do Windex Mini, refil concentrado de um dos
produtos de limpeza mais icônicos do mercado americano. A versão usa
90% menos plástico que a embalagem tradicional, o suficiente para fazer
seis canetas esferográficas.
O uso de menos embalagens
reflete diretamente na redução dos impactos ambientais do transporte e
dos resíduos das embalagens. “Segundo estimativas conservadoras, uma
embalagem flexível salva seis vezes mais resíduos de plástico muito que
vai para um aterro sanitário em comparação com uma garrafa
tradicional”, disse Fisk Johnson, presidente e CEO da SC Johnson, no
comunicado de lançamento.
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